Diagnósticos e Recursos sobre o Transtorno do Espectro Autista
AUTORA
Professora Josiani Ferreira de Albuquerque Marcondes, 1ª ano ao 5ª ano.
Devido a Escola ter recebido um aluno autista, houve a necessidade de buscar informações sobre o Transtorno do Espectro Autista.
De como incluir esse aluno e amenizar as crises e alguns comportamentos fora do normal no dia dia. As professoras Josiani Ferreira de Albuquerque Marcondes e a Silmara Carneiro, realizaram uma sequência de atividades envolvendo “Ninguém é igual, Somos Todos Diferentes”… iniciando com o Filme “ O EXTRAORDINÁRIO” que traz uma mensagem de força, otimismo , persistência, superação, determinação e suporte familiar bem desenvolvida, algo muito importante para ser repassado aos alunos, já que não é uma realidade de muitas famílias que acabam não aceitando o diagnóstico de seu filho, e com isso acaba prejudicando de uma certa forma o tratamento todo o caminho que uma criança precisar percorrer no decorrer de seu desenvolvimento. Após foi realizado uma roda de conversa sobre o filme, sobre a importância de ser gentil, e sempre respeitar as diferenças e que não somos iguais.
Outra atividade desenvolvida com os alunos, foi cartaz feito com os carimbos das mãos, e também
um quebra-cabeça colorido para utilização na montagem do cartaz que também deve em sua composição uma mensagem sobre o Autismo “ Até que todas as peças se encaixem”…
Já que o mês de Abril é o mês de Conscientização sobre o Autismo fizemos um convite a Psicóloga Carol Louise da Secretária de Saúde , e também para a Técnica da Educação Especial da Secretária de Educação Luciane Faria e a Diretora e Coordenador Luiza Nunes das Escolas do Campo da Cidade de Castro para participarem desse encontro.
Alguns pontos importantes abordadas durante a palestra foi sobre o diagnóstico e recursos que podemos adaptar para o autista no ambiente escolar e também em casa. Luciane Faria fez algumas orientações sobre o trabalho diferenciado com o autista, como devemos fazer esse manejo em sala de aula, repassando algumas sugestões de atividades. Para fechar foi falado sobre a importância da família e a escola nesse processo de busca de informação e conhecimento sobre o Autismo.
Professora Josiani Ferreira de Albuquerque Marcondes, 1ª ano ao 5ª ano.
Devido a Escola ter recebido um aluno autista, houve a necessidade de buscar informações sobre o Transtorno do Espectro Autista.
De como incluir esse aluno e amenizar as crises e alguns comportamentos fora do normal no dia dia. As professoras Josiani Ferreira de Albuquerque Marcondes e a Silmara Carneiro, realizaram uma sequência de atividades envolvendo “Ninguém é igual, Somos Todos Diferentes”… iniciando com o Filme “ O EXTRAORDINÁRIO” que traz uma mensagem de força, otimismo , persistência, superação, determinação e suporte familiar bem desenvolvida, algo muito importante para ser repassado aos alunos, já que não é uma realidade de muitas famílias que acabam não aceitando o diagnóstico de seu filho, e com isso acaba prejudicando de uma certa forma o tratamento todo o caminho que uma criança precisar percorrer no decorrer de seu desenvolvimento. Após foi realizado uma roda de conversa sobre o filme, sobre a importância de ser gentil, e sempre respeitar as diferenças e que não somos iguais.
Outra atividade desenvolvida com os alunos, foi cartaz feito com os carimbos das mãos, e também
um quebra-cabeça colorido para utilização na montagem do cartaz que também deve em sua composição uma mensagem sobre o Autismo “ Até que todas as peças se encaixem”…
Já que o mês de Abril é o mês de Conscientização sobre o Autismo fizemos um convite a Psicóloga Carol Louise da Secretária de Saúde , e também para a Técnica da Educação Especial da Secretária de Educação Luciane Faria e a Diretora e Coordenador Luiza Nunes das Escolas do Campo da Cidade de Castro para participarem desse encontro.
Alguns pontos importantes abordadas durante a palestra foi sobre o diagnóstico e recursos que podemos adaptar para o autista no ambiente escolar e também em casa. Luciane Faria fez algumas orientações sobre o trabalho diferenciado com o autista, como devemos fazer esse manejo em sala de aula, repassando algumas sugestões de atividades. Para fechar foi falado sobre a importância da família e a escola nesse processo de busca de informação e conhecimento sobre o Autismo.
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