Educação ambiental - Biomas

AUTORA
Professora Silmara de Jesus Carneiro, 3º e 4º anos

Trabalho desenvolvido com a finalidade de oportunizar aos estudantes a apropriação de instrumentos capazes de facilitar e estimular habilidades de compreensão e comparação, bem como o estabelecimento de relações entre o conhecimento, vida natural e preservação, além da importância e valorização da identidade, o que nos torna seres únicos e dotados de particularidades. 

A partir da formação pedagógica ocorrida na Secretaria de Educação sobre a Preservação dos Monos, ocorrida no dia 18 de abril, surgiu a necessidade de criar estratégias para sua sistematização. A primeira ação foi uma avaliação diagnóstica acerca do conhecimento prévio dos alunos sobre a incidência da espécie na região. Após o encantamento dos alunos, e devido à urgência e complexidade do assunto marcamos uma visita orientada ao Zoológico de Curitiba. Em sala de aula o assunto oportunizou diversas atividades como: pesquisas sobre as espécies presentes e seu respectivo status de conservação; análise de gráficos e tabelas; ficha técnica e informativos dos animais; percursos e distância até o zoo (comparativo de percursos – GPS); dinâmicas sobre o tema; painéis educativos; identidade dos animais (atividade que gerou outra temática: a identidade dos alunos – oportunizando a aquisição da carteira de identidade – documento que garante ao cidadão sua individualidade e portanto acesso ao cumprimento dos seus direitos) e ainda um estudo especial sobre a Mata Atlântica através da videoaula Biomas: Mata Atlântica e suas características, entrelaçando e enriquecendo os conteúdos. Durante o Passeio puderam constatar a veridicidade dos fatos como: distância; a identidade de alguns animais (nomes próprios e particularidades); beleza da cidade através de alguns pontos turísticos; e questões ambientais sobre a importância da conservação ambiental na preservação das espécies. Durante a visita orientada tiveram a oportunidade de conhecer a História do Zoológico, sua importância na preservação de algumas espécies, as principais atividades que realizam e seu funcionamento como um todo. Como fechamento da Sequência, os alunos tiveram a oportunidade de realizar uma entrevista com a Técnica Ambiental e Coordenadora Cláudia Regina Bosa, onde a mesma endossou com maestria todo o trabalho desenvolvido dentro do tema.















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Benefício do leite na Infância e Adolescência.

Brasil do Futuro

“APRENDENDO SOBRE OS TIPOS DE SONS MUSICAIS”