Jornal na Escola: Especial Castro 319 anos
AUTORA
Professora Silmara de Jesus Carneiro, 3º e 4º anos
Trabalho desenvolvido com o objetivo de conhecer e resgatar a História do Município através de vivências e técnicas diferenciadas, assim como difundir o hábito da leitura do jornal na escola e nas casas dos alunos. A partir do lançamento do Projeto Vamos Ler, na escola e com a participação dos alunos em uma das reportagens, o hábito da leitura se tornou presente no cotidiano.
Professora Silmara de Jesus Carneiro, 3º e 4º anos
Trabalho desenvolvido com o objetivo de conhecer e resgatar a História do Município através de vivências e técnicas diferenciadas, assim como difundir o hábito da leitura do jornal na escola e nas casas dos alunos. A partir do lançamento do Projeto Vamos Ler, na escola e com a participação dos alunos em uma das reportagens, o hábito da leitura se tornou presente no cotidiano.
Toda quinta-feira a aula começa com a leitura do jornal do dia, analisando a capa e escolhendo uma das reportagens para ser lida. Também foram exploradas algumas edições físicas do jornal, onde puderam manusear e compreender o formato e os diversos assuntos presentes, em especial as questões ambientais que eventualmente eram retratadas no jornal. Já com mais compreensão sobre o assunto, foram desafiados a retratar a História de Castro num formato jornalístico, visto à passagem recente do aniversário da cidade. Diversos estudos e pesquisas sobre a formação da cidade e o tropeirismo. Cada aluno se responsabilizou por um assunto específico, entre eles: Poemas, História em Quadrinhos, pesquisa sobre personalidades castrenses, eventos, entrevistas, dicionário local, linha do tempo, atividades de destaque no município, hino de Castro (ilustrado), passeios na Fazenda Capão Alto e no Aterro Sanitário(que faz parte do Programa Ecofeira), e ainda uma entrevista exclusiva com a coordenadora pedagógica das Escolas do Campo, Luiza Nunes, na qual destacou a importância da valorização das escolas do campo e o comprometimento dos respectivos alunos e professores na realização do trabalho. A partir dessa atividade os alunos acompanharam na edição dos textos e escolha das reportagens que seriam assuntos na primeira edição do jornal, assim como eventuais pesquisas que precisaram ser feitas para maior credibilidade, visto que as informações devem ser coerentes. O arquivo foi impresso na Secretaria de Educação e explorado posteriormente em sala de aula para verificação e análise dos resultados. A sequência foi finalizada com um Passeio na Fazenda Capão Alto, onde pudemos contemplar uma exposição do artista castrense João Maria, sobre o tropeirismo, ampliando o significado do termo e possibilitando vivências significativas para os alunos.
Comentários
Postar um comentário