“APRENDENDO SOBRE OS TIPOS DE SONS MUSICAIS”

AUTORA
Professora Josiani Ferreira de Albuquerque Marcondes, 3ª, 4ª e 5ª ano

Dia 06/04/24, realizamos uma atividade do Componente de Arte, onde pudermos desenvolver e confeccionar um instrumento musical(xilofone) não convencional passo a passo, e após a professora iniciou explicando como é possível tocar uma música sem ter nenhuma vivência com a musicalização no dia-dia através da partitura escrita pelo nome das notas musicais no quadro, e também puderam perceber os sons graves e agudos e o parâmetro da música: timbre, altura, intensidade, melodia e harmonia. Os alunos puderam tocar e experimentar essa nova vivência com a música esse momento em companhia dos alunos oportunizou novas descobertas e até aguçou a vontade da turma de continuar com o trabalho voltado para musicalização na Escola. Essa prática no ambiente escolar tem como objetivo desenvolver a memória auditiva e percepção musical, motricidade, estimular concentração, criatividade, raciocínio, linguagem oral e corporal, afetividade entre outros.

"Montagem:

Para montar o xilofone, basta colocar água nos copos. Quanto mais cheio, mais agudo será o som.
Se você quiser ser bem preciso e criar as notas musicais, há uma medida que você pode seguir:1 inteiro corresponde à nota Fá (lembra? Dó, Ré, Mi. Fá, Sol, Lá, Si) é bem o meio da escala musical

7/4 é o primeiro copo (nota Dó)
3/2 o segundo copo (nota Ré)
5/4 o terceiro copo (nota Mi)

Então, vem o quarto copo, com 1 inteiro (nota Fá)

3/4 é o quinto copo (nota Sol)
1/2 é o sexto copo (nota Lá)
1/4 é o sétimo copo (nota Si)

Ou seja, você começa pelo copo Fá e define o que seria o inteiro para você, depois você vai usando frações desta medida para encher os demais. Mas se você não quiser complicar muito, é só encher cada um pouco e colocar na ordem do mais cheio para o mais vazio. Depois, adicione o corante.

Depois, vem a parte divertida, e é só tocar!"

https://lunetas.com.br/ideias-para-fazer-instrumentos-musicais-em-casa/

Observação: Pode ser utilizado tinta guache de cores variadas.








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sustentabilidade no Campo

Educação ambiental - Biomas